O setor público na América Latina, particularmente no Brasil, vem passando por um momento de transformação e não apenas por conta do COVID-19. Obviamente a adoção em massa do home office e o consequente aumento da demanda por soluções que permitissem o trabalho remoto impactaram a todos. Contudo, antes mesmo de 2020, esse segmento já vinha num processo de modernização e a pandemia apenas acelerou isso.

Mesmo enfrentando restrições de orçamento, demorados trâmites administrativos e, principalmente, uma arquitetura tecnológica defasada (quando comparada à iniciativa privada), governos de toda a região já buscavam atualizar sua infraestrutura com os meios possíveis para proteger as informações dos cidadãos e dar melhores condições de trabalho aos servidores públicos, além de uma melhor qualidade de serviço no geral — desafios nos quais a Citrix tem muito a contribuir.

Seja garantindo a segurança de aplicações e dados, seja conferindo mais produtividade aos colaboradores, nossa tecnologia tem inúmeros benefícios para o setor público, integrando diferentes sistemas ao unificar o acesso, facilitando o gerenciamento dos workloads pela TI e, ao mesmo tempo, reduzido custos. Detalho alguns desses benefícios nesse blog post, apresentando ainda aplicações e casos de uso bem interessantes.

Desafios estruturais

É de conhecimento comum que o setor público opera de forma diferente da iniciativa privada, principalmente no que tange ao tempo dos projetos e aos gastos. Ao planejar investimentos, o gestor público tem de levar em conta o ano orçamentário de diferentes administrações, então a aprovação e implementação das verbas tendem a ser naturalmente mais lentas. E ao contrário das empresas privadas, os governos por lei têm de abrir licitações e contratar os produtos e serviços que apresentarem o menor preço (o que não necessariamente significa maior valor agregado).

À essa complexidade se acrescenta outra ainda maior. Hoje as diferentes instâncias — municipal, estadual e federal — do Estado contam com sistemas legados muito diferentes entre si, dificultando a integração. E a própria base de dados dos cidadãos difere muito, particularmente no Brasil, onde alguns órgãos levam em conta o RG e outros o CPF. Esse é um desafio enorme que os governos brasileiros têm procurado solucionar com o Gov.br, portal que centraliza a identidade no CPF e oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário, facilitando o acesso dos cidadãos a milhares de serviços públicos.

Benefícios da tecnologia

OK, mas e a segurança desse acesso? Hoje nós sabemos que os sistemas do governo sofrem ataques praticamente diários, cujo vetor na maioria das vezes não é externo: é interno. São pessoas que, desprovidas de conhecimento, conectam um pendrive contaminado num computador ou clicam num e-mail malicioso estando logado num sistema governamental. Como resultado, uma ameaça do tipo ransomware, por exemplo, pode escalar do dispositivo até os servidores, sequestrando dados, comprometendo todo o ambiente de TI e deixando órgãos do Estado indisponíveis durante semanas.

É aí que entra a tecnologia Citrix. No momento em que o servidor público faz login no Gov.br, por exemplo, as soluções de virtualização estendem a segurança do dispositivo para todos os sistemas do governo, provendo acesso zero trust à rede de ponta a ponta e fechando brechas para o ransomware. E essa proteção ainda é reforçada por analytics baseados no comportamento do usuário para detectar e evitar ameaças em tempo real, além de uma variedade de políticas de segurança, desde marca d’água e proteção contra keylogging até restrições de cópia e impressão de documentos sensíveis.

Além disso, há obviamente a redução de custos e os ganhos de produtividade próprios da virtualização. Como o processamento está no servidor, o colaborador não precisa mais de um computador potente para trabalhar, liberando o governo para economizar na locação de máquinas ou na renovação do parque tecnológico. E mais: isso permite a um servidor da Saúde, por exemplo, trocar rapidamente de dispositivo — no caso de alguma falha ou queda de energia — e continuar um atendimento de onde parou, mantendo o nível de produtividade e agilizando o serviço prestado ao cidadão.

Casos de uso e soluções

E por falar em Saúde, essa é uma das áreas que mais tem a ganhar com a tecnologia, principalmente na garantia da continuidade do serviço. Esse foi o caso da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo, que adotou soluções Citrix para permitir o trabalho dos funcionários durante a pandemia de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. O projeto previu a adoção de 2,5 mil desktops virtualizados distribuídos nos 50 sites do Estado, possibilitando o trabalho à distância de funcionários em funções essenciais e evitando um prejuízo de cerca de um milhão de reais ao mês.

No caso de federações e instituições de ensino técnico, a Citrix também contribuiu virtualizando cursos e aplicações específicas, que puderam ser acessados com segurança remotamente. Os cursos continuaram sendo ministrados normalmente na pandemia, só que virtualizados e com muita segurança de ponta a ponta. Outro exemplo: as secretarias da Fazenda puderam continuar fazendo as autuações necessárias, mesmo durante a quarentena. Todos os fiscais estavam na rua e com um palmtop ou celular, podendo acessar todos os sistemas corporativos, criar multas, aplicar laudos etc.

Você poderia perguntar: mas quais soluções seriam as mais indicadas para o setor público? Bom, a Citrix evoluiu muito sua tecnologia nos últimos anos e hoje todo o seu portfólio — das soluções de networking até um espaço de trabalho digital completo, passando por desktops virtuais entregues na nuvem como serviço (DaaS) — tem algo a agregar. Particularmente, creio que os governos têm muito a ganhar com qualquer solução que permita substituir a VPN, que se tornou uma forma de acesso custosa demais para a equipe de TI e insuficiente para dar conta das ameaças de segurança atuais.

Enfim, esses são apenas alguns benefícios e aplicações da tecnologia Citrix para esse segmento. Para conhecer todas as possibilidades e entender a fundo como nossas soluções podem ajudar nos desafios da sua organização, entre em contato com nosso time especializado no setor público.